INCLUA

ILHA DE POSSIBILIDADES

Atividade de reflexão sobre inclusão e diversidade para equipes do setor público

Imagem decorativa: Ilha de Possibilidades

A Ilha de Possibilidades se baseia na metáfora de um lugar imaginário, em que participantes terão a oportunidade de oferecer uma experiência ideal de inclusão e diversidade para as pessoas que atendem, ou deveriam atender, no dia a dia do trabalho.

 

A atividade foi construída para instigar reflexões sobre riscos de reprodução de desigualdades na oferta de serviços públicos nas seguintes dimensões:

Imagem decorativa: Pássaro abaixo de uma nuvem
Imagem decorativa: Relações interinstitucionais e gestão inclusiva

Relações
interinstitucionais e
gestão inclusiva

Imagem decorativa: Participação social e representação institucional

Participação social e representação institucional

Imagem decorativa: Acesso à informação e mobilização

Acesso à informação e mobilização

Imagem decorativa: Interações e a experiência da usuária

Interações e a experiência da usuária

Imagem decorativa: Monitoramento, avaliação e retroalimentação

Monitoramento, avaliação e retroalimentação 

O QUE É

A Ilha de Possibilidades é uma atividade em grupo recomendada para equipes de profissionais em qualquer nível de governo e área de atuação que envolva atendimento e provisão de bens e serviços à população.

A Ilha de Possibilidades busca estimular a reflexão sobre o acesso e a experiência das pessoas com as políticas públicas.

COMPONENTES DA ATIVIDADE

COMPONENTES DA ATIVIDADE

Imagem decorativa: Roteiro para Ilha de Possibilidades

PASSO A PASSO
para realizar a atividade

Imagem decorativa: Número um

Baixar os materiais necessários para realizar as atividades 

Imagem decorativa: Número dois

Imprimir e montar Guias de Viagem e Cartas, seguindo as instruções: 

Imagem decorativa: Número três

Desenhar o mapa e posicionar materiais sobre uma mesa  

  • Faça o download dos arquivos;
a) Convites;
Baixar em png
Baixar em pdf
 

b) Cartas;
Baixar em pdf

c) Guia de Viagem;
Baixar em pdf

 d) Roteiro de facilitação; 
Baixar em pdf

  • Imprima um Guia de Viagens para cada participante, ele deve ser impresso em ‘frente e verso’;

  • Faça a montagem de acordo com as instruções, (clique aqui) ;
  •  Imprima as cartas de atividades e meios de transporte na modalidade ‘frente’. Faça um número de cópias igual à quantidade de participantes; 
  •  Imprima uma cópia do Roteiro de Facilitação como preferir para entregar ao facilitador da atividade; 
  • Se possível, faça a impressão colorida de todos os materiais. 
  • Use uma cartolina ou papel maior, para que as pessoas se posicionem confortavelmente ao redor; 

  • Você pode desenhar a ilha e o continente, tal como ilustrado acima (componente da atividade); 

  • Se achar mais fácil, disponha os montinhos de carta sobre uma cartolina e faça uma linha contornando-os. (as cartas de meio de transporte ficam fora do contorno). 
Imagem decorativa: Número quatro

Preparar para atividade e convidar equipe para participar 

Imagem decorativa: Número cinco

Conduzir atividade utilizando o Roteiro de Facilitação

Imagem com número 6

Realizar o diagnóstico e acessar os recursos da plataforma.

  •  Escolha um local confortável para a realização da atividade, ela pode durar algumas horas;

  • Use o arquivo Convite para convidar participantes a realizarem essa atividade com você. Imprima um para cada pessoa. Você também pode convidar os participantes enviando o convite por e-mail ou aplicativo de mensagens.

  • O facilitador deve ler o Roteiro antes de iniciar a atividade;

  • Somente inicie a atividade depois de ter o mapa desenhado, as Cartas dispostas nele, e os Guias de Viagem distribuídos para os participantes; 

  • Garanta a participação de todos e atente para os tempos sugeridos em cada etapa. 
  •  Para complementar a experiência de reflexão sobre os riscos de reprodução de desigualdades, convide e incentive os participantes a realizar o diagnóstico após a conclusão da atividade; 

  • Certifique-se de que haverá acesso à internet para que os participantes possam preencher o diagnóstico online e procurar por recursos na biblioteca da plataforma; 

  • Estimule o compartilhamento e a troca de experiências entre os participantes. 

PASSO A PASSO
para realizar a atividade

Imagem decorativa: Número um

Imprimir e montar os Guias de Viagem e cartas seguindo as instruções

– Imprima o Guia de Viagem em frente e verso

– Se possível, faça a impressão colorida dos materiais

Veja essa demonstração, clicando aqui!

Imagem decorativa: Número dois

Imprimir e montar os Guias de Viagem e cartas seguindo as instruções

– Você pode desenhar a ilha e o continente, tal como ilustrado acima (componentes da atividade);

– Ou, se achar mais fácil, disponha os montinhos de carta sobre uma cartolina e faça uma linha contornando-os (as cartas de meio de transporte ficam fora do contorno).

Imagem decorativa: Número três

Imprimir e montar os Guias de Viagem e cartas seguindo as instruções

– Escolha um lugar agradável e silencioso que permita o diálogo e a troca de experiência dos participantes;

– A atividade pode durar algumas horas, então selecione os participantes de acordo com o tempo estimado para realização das atividades;

– Utilize as imagens/cartões disponíveis no carrossel abaixo para convidar os participantes. Você pode baixar e compartilhar via email e aplicativos de mensagens.

Imagem decorativa: Número quatro

Imprimir e montar os Guias de Viagem e cartas seguindo as instruções

– O facilitador deve ler o roteiro antes de realizar a atividade;

– Somente inicie a viagem depois de ter o mapa desenhado, as cartas dispostas nele, e os Guias de Viagem distribuídos para os participantes;

– Garanta a possibilidade de expressão de todos os participantes e atente para os tempos sugeridos a cada etapa.

Imagem decorativa: Número cinco

Imprimir e montar os Guias de Viagem e cartas seguindo as instruções

– Convide e incentive os participantes a realizarem o diagnóstico, após a conclusão da atividade;

– Certifique-se de que haverá acesso à internet para que os participantes possam preencher o diagnóstico online e procurar por recursos na biblioteca da plataforma;

– Estimule o compartilhamento e a troca de experiências entre os participantes. 

As metáforas foram construídas para instigar reflexões sobre riscos de reprodução de desigualdades na oferta de serviços públicos nas seguintes dimensões:

Relações interinstitucionais e gestão inclusiva

Participação social e representação institucional

Acesso à informação e mobilização

Relações interinstitucionais e gestão inclusiva

Participação social e representação institucional

DEPOIMENTOS

“De uma maneira bem sensível, foi buscado um paralelo entre o nosso trabalho e uma viagem […]. Dentro da atividade nós fomos conectando essa viagem com o serviço prestado, e notando a nossa dificuldade de enxergar o usuário na sua totalidade, de enxergar que, mesmo dentro de um grupo, existem outras intersecções que as vezes passam desapercebidas ou desconsideradas. Essas demonstram a necessidade de uma maior sensibilidade do profissional para serem acessadas”.

Luana Sena, servidora do CREAS

“A partir de hoje e durante esse trajeto da atividade, pudemos fazer uma reflexão e conseguimos identificar algumas lacunas. Exercitamos enxergar o outro como ser humano e não trabalhar com o outro de forma automática, como às vezes acontece”.

Anderson Silva, servidor do CREAS

“CREAS, serviços de saúde, polícia, enfim, todos os funcionários públicos que estão na ponta, ou seja, que lidam com os usuários desses serviços é imprescindível obter esse olhar. É um desafio não impor a sua realidade a realidade do outro e é isso ponto que a atividade trás muito como reflexão. 

Bianca Balbino, servidora do CREAS

“Eu acredito que é uma possibilidade metodológica muito possível de ser replicada com diversos sistemas que realizam o atendimento e o encaminhamento de indivíduos e famílias, como por exemplo na Educação, Segurança Pública e Saúde. […]. Muitas vezes, nós profissionais da Assistência Social trabalhamos com conteúdos tão duros no cotidiano dos indivíduos e das famílias, que trazer o lúdico para a compreensão dessa cotidiano faz toda diferença para refletirmos sobre nossas práticas”. 

Priscila Marinho, técnica social do Capacita SUAS/PE

“Trabalhar com metáforas no contexto da atividade me trouxe muito uma perspectiva de que existem circunstâncias de exclusão e desigualdade que nem sempre estão a olho nu.”

 Aline Ribeiro, servidora do Centro POP de Recife

DEPOIMENTOS

“Dentro da atividade nós fomos conectando essa viagem com o serviço prestado, e notando a nossa dificuldade de enxergar o usuário na sua totalidade, de enxergar que, mesmo dentro de um grupo, existem outras intersecções que as vezes passam despercebidas ou são desconsideradas.”

Luana Sena, servidora do CREAS
Imagem decorativa

“Trabalhar com metáforas no contexto da atividade me trouxe muito uma perspectiva de que existem circunstâncias de exclusão e desigualdade que nem sempre estão a olho nu.”

Aline Ribeiro, servidora do Centro POP
Imagem decorativa

“É um desafio não impor a sua realidade a realidade do outro e é esse ponto que a atividade traz muito como reflexão.

Bianca Balbino, servidora do CREAS

ENTRE EM CONTATO

Conte sobre sua experiência, envie dúvidas ou comentários sobre a Ilha de Possibilidades pelo nosso canal INCLUA Interaja.