Notícias

“Tramando Redes de Políticas Afirmativas na Cultura” debate ações pró-equidade

Seminário que ocorreu em Fortaleza apresentou resultados da aplicação do diagnóstico da INCLUA/IPEA

No dia 26 de agosto, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participou do Seminário “Tramando Redes de Políticas Afirmativas na Cultura”, no Museu da Imagem e do Som do Ceará. Durante o evento, foram apresentados os Planos de Ação Afirmativa dos equipamentos culturais do Ceará, resultados da aplicação do diagnóstico da INCLUA: Plataforma de Recursos Pró-Equidade em Políticas Públicas. O evento foi realizado em parceria com o programa Cientista-Chefe da Cultura do Ceará (CCult), a Secretaria de Cultura do Ceará, o Instituto Mirante, o Instituto Dragão do Mar e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Para Arilson dos Santos Gomes, professor e pesquisador do Programa CCult, o uso do diagnóstico da Plataforma Inclua permitiu que os gestores e as gestoras da Cultura aprimorassem os serviços públicos ofertados à população, como bibliotecas, museus e acervos. O também pesquisador do Programa CCult, Leandro Bulhões, reforçou o ineditismo da iniciativa e o potencial da parceria a INCLUA e o CCult para a produção de evidências, essenciais ao aprimoramento de políticas públicas.

Ação chega a cada um dos equipamentos culturais do Ceará

O processo de aplicação do diagnóstico situacional e do Guia INCLUA da Cultura envolveu mais de 300 profissionais em oficinas e reuniões que passaram por 26 equipamentos culturais de quatro cidades cearenses. Como resultado desta parceria, foram desenvolvidos um Plano de Ações Afirmativas para cada um dos equipamentos culturais do Estado do Ceará. O Plano de Ações Afirmativas promove a universalidade e estabelece diretrizes, metas e indicadores para que grupos social e historicamente excluídos sejam adequadamente atendidos nos serviços públicos.

Autor: Ana Carolina Lessa Dantas - 03/09/2025