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Plataforma INCLUA lança página de cursos

Com o objetivo de amplificar a reflexão sobre inclusão, diversidade e o acesso de todas pessoas aos serviços públicos, a INCLUA – Plataforma de Recursos Pró-Equidade em Políticas Públicas desenvolveu um espaço voltado para a formação de gestores e profissionais que atuam na execução de políticas e serviços públicos.

A plataforma acaba de lançar sua página de cursos com duas modalidades de especialização, em formato on-line e off-line. Os cursos serão disponibilizados de forma individualizada e em grupos de trabalho.

Curso “INCLUA para não deixar ninguém para trás” 

Projetado para ser uma formação autoguiada no formato individualizado, a distância e on-line, o curso foi desenvolvido em parceria com a Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS), no âmbito do Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável – Compromisso “Meu Município pelos ODS”. O curso tem como finalidade orientar gestores e agentes públicos sobre a utilização das ferramentas da Plataforma INCLUA como estratégia de aprimoramento do acesso e das experiências de grupos sociais vulnerabilizados com as políticas e serviços públicos.

A partir da realização do diagnóstico situacional, da consulta aos recursos da biblioteca e do acesso aos guias e curadorias, o aluno estará treinando para promover a equidade e dar concretude aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – cujo princípio fundamental é a universalidade. Ao fim do percurso, ele terá em mãos um Plano de Ação Pró-Equidade, que se baseia em cada um dos treze indicadores e das cinco dimensões de análise que compõem o diagnóstico da Plataforma INCLUA. O tempo estimado para a atividade varia entre quatro e seis horas, a depender do nível de aprofundamento e dedicação dos participantes.

Curso “Ilha de possibilidades”

A outra capacitação, que se encontra disponível, é uma ferramenta projetada para ser realizada em grupos de trabalho, de forma presencial e off-line. A atividade aposta no lúdico para criar um ambiente de imersão que reflita sobre inclusão e acesso aos serviços e políticas públicas. Ao imaginar uma ilha, o aluno é conduzido a refletir sobre os meios de transporte para acessá-la e produzir um guia e atividades para esta viagem, ações que trazem à tona questões envolvendo a diversidade e especificidade dos diferentes públicos.

Para esta formação, é sugerida a realização de uma etapa de planejamento e familiarização dos facilitadores com os instrumentos especialmente desenvolvidos. O tempo para a sua aplicação pode variar entre de duas a quatro horas de experiência. A atividade pode ser incorporada em cursos e formações já existentes ou pode realizada de forma avulsa, em momentos de reunião de equipes de trabalho, por exemplo.

Para o coordenador da INCLUA, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Roberto Pires, a aposta em um ambiente de formação é mais uma etapa de consolidação da plataforma. “A intenção é formar multiplicadores dos instrumentos de promoção da equidade e inclusão desenvolvidos ao longo de quatro anos de trabalho”, destaca.

Trata-se de um processo contínuo de construção de capacidades, para tornar as equipes técnicas e profissionais envolvidas com a execução de serviços mais aptas a compreender as diferenças e diversidades dos públicos atendidos e a desenvolver estratégias mais efetivas de inclusão e promoção da equidade, de modo a não deixar ninguém para trás.

Autor: Calvin Da Cas Furtado - 03/09/2025