Plataforma INCLUA oferece ferramentas para a promoção da equidade aos municípios brasileiros

Projeto do IPEA promoveu oficina durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas do Governo Federal
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) finalizou a sua participação no Encontro de Novos Prefeitos Prefeitas com a apresentação de duas plataformas que podem facilitar a gestão dos municípios brasileiros e ampliar a efetividade as políticas públicas. Além de apontarem soluções para regiões metropolitanas, técnicos do instituto apresentaram uma ferramenta de inclusão no processo de elaboração e implementação de políticas públicas. A oficina do projeto Plataforma INCLUA – Plataforma de Recursos Pró-equidade em Políticas Públicas ocorreu às 17h do dia 12 de fevereiro e contou com a participação de cerca de 40 representantes de prefeituras municipais de diferentes regiões do país.
Em relação ao IPEA, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas permitiu que gestores municipais conhecessem mais sobre a estrutura e as produções do Instituto, com as quais podem contar no dia a dia do seu trabalho. “Sempre destaco que o desenvolvimento do país depende da redução das desigualdades. O Ipea atua para avançar de forma eficiente, criando ferramentas que agregam valor à gestão pública, capacitando os gestores locais e fortalecendo a promoção de impactos positivos e transformadores”, destacou a presidenta do órgão, Luciana Mendes Santos Servo.
INCLUA
A oficina “Políticas Públicas Inclusivas com o uso da INCLUA: ferramenta de impacto social para ampliação da inclusão e diversidade nas políticas públicas municipais” foi coordenada o técnico de planejamento e pesquisa Roberto Rocha Coelho Pires e equipe. Foram apresentados conceitos que ilustravam as diferenças entre diversidade e desigualdade e estimulou-se o debate a partir do preenchimento do diagnóstico disponível na plataforma. Desenvolvida pelo IPEA, a INCLUA é uma plataforma virtual que oferece ferramentas de avaliação, diagnóstico e suporte para identificar possíveis riscos de desigualdades sociais durante a elaboração e implementação de políticas públicas no Brasil. A plataforma é de acesso livre e gratuito, disponível para qualquer pessoa interessada, sem necessidade de cadastro prévio ou custos adicionais.
Além de destacar a relevância da iniciativa para contemplar grupos sociais vulnerabilizados, Pires destacou as atualizações constantes do portal.
“Estamos em uma fase de pensar em estratégias de como levar o serviço para regiões mais remotas do país, por meio da coleta e documentação de casos que tenham rendido aprendizados. Também estamos abertos a novas parcerias, oferecendo oficinas por parte da nossa equipe”, disse Pires.