Notícias

Plataforma INCLUA propõe debate sobre políticas públicas e desigualdade racial

imagem representando o mês da conciência negra

No mês de novembro, a plataforma INCLUA indica três curadorias que debatem temas ligados ao acesso a políticas públicas para a população negra, além de abordarem questões como racismo, desigualdade e consciência racial. 

Em vídeos curtos, três especialistas e representantes de movimentos sugerem recursos para reflexão sobre esses e outros assuntos na construção, implementação e melhoria no atendimento e acesso a políticas públicas. A primeira curadoria é de Paulo Rená, diretor de representatividade do Aqualtune LAB: Direito, Raça e Tecnologia e professor de Direito Digital, em que o entrevistado debate sobre “Racismo Algorítmico”, revelando a reprodução do racismo via plataformas digitais, mídias sociais, aplicativos, inteligência artificial, entre outras tecnologias. 

Na Curadoria “Branquitude, desigualdades raciais e políticas públicas”, Carolina Canegal sugere recursos que analisam as expressões do privilégio branco na implementação de políticas públicas. A curadora é pesquisadora do Observatório da Branquitude, graduada em Comunicação Social, mestre e doutora em Ciências Sociais pela PUC-Rio. 

A Curadoria “Masculinidades e paternidades negras” promove a reflexão sobre o lugar dos pais e homens negros na sociedade e no contexto das políticas públicas. O curador é Luciano Ramos, diretor da ONG Promundo, historiador e especialista em primeira infância, masculinidades, paternidades e letramento racial. 

A plataforma INCLUA, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) tem como objetivo estimular a avaliação, diagnóstico e reflexão sobre a reprodução de desigualdades em políticas públicas. A plataforma também  fornece materiais gratuitos e acessíveis, como vídeos, sites, cartilhas, guias e atividades lúdicas, que incentivam a inclusão e a equidade na prestação de serviço e atendimento ao cidadão. 

 

Para conhecer mais sobre a plataforma, acessar outros recursos e ver mais curadorias, clique aqui: Visite curadorias

Autor: Carolina Souza - 05/12/2023