Notícias

Mês da acessibilidade e da pessoa com deficiência

No mês de dezembro duas datas incentivam a promoção do debate sobre acessibilidade, autonomia e inclusão das pessoas com deficiência: no dia 3 é celebrado o dia internacional das PCDs e no dia 5 comemora-se o dia nacional da acessibilidade. A biblioteca da plataforma INCLUA abriga mais de 20 recursos que promovem a reflexão e o debate sobre o tema para diferentes profissionais da área de políticas públicas. Os recursos são materiais escritos e/ou audiovisuais de autoria de diversas instituições que tem como objetivo notar as possíveis barreiras que as pessoas com deficiência podem enfrentar no usufruto de alguma política ou serviço público. 

O audiobook “Guia de acessibilidade na comunicação: acessibilidade na comunicação para atenção integral à saúde das pessoas com deficiências”, da Fundação Oswaldo Cruz, orienta gestores e trabalhadores da saúde a garantirem acessibilidade em reuniões presenciais e virtuais, na apresentação de slides, na escrita de documentos e na organização de grupos de mensagem, de forma a assegurar o acesso das pessoas com deficiência em todos os espaços de convivência.

O vídeo “Acessibilidade Web: Como Construir um Site Acessível”, produzido pela Hostinger Brasil, apresenta questões importantes a respeito da necessidade de tornar todos os websites acessíveis a todos e todas que utilizam a web, além de indicar também ferramentas úteis para tornar qualquer website acessível. Já o “Guia para produções audiovisuais acessíveis” publicado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, apresenta parâmetros e orientações para utilização de recursos de acessibilidade de audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e janela de LIBRAS. Esses são alguns dos recursos sobre inclusão que estão disponíveis na biblioteca INCLUA. Veja mais em (link para a biblioteca)

Além disso, na seção Curadorias também é possível encontrar duas entrevistas com especialistas sobre a temática. A primeira tem como título Mulheres com deficiência e práticas anticapacitistas, com Ana Paula Feminella e a segunda trata da acessibilidade digital, com Simone Freire. Acesse essas e outras curadorias aqui (link para curadorias)

 

O governo traz novas exigências

 

No dia 23 de novembro, o Governo Federal lançou o Plano Nacional Viver sem Limites II que, com cerca de 100 ações previstas, objetiva garantir dignidade, promover direitos e ampliar acessos a pessoas com deficiência. Entre os eixos de atuação está a promoção da acessibilidade universal e o acesso às tecnologias assistivas. Nesse sentido, a reflexão sobre o tema torna-se ainda mais importante para trabalhadoras e trabalhadores envolvidos com a gestão e implementação de políticas, programas e serviços públicos, em qualquer nível de governo e área de atuação. 

Saiba mais sobre o Viver sem limites II, clicando logo abaixo:

Governo Federal lança Novo Viver Sem Limite para pessoas com deficiência e investimentos de mais de R$ 6 bi…

Autor: Carolina Souza - 07/12/2023