Plataforma INCLUA é tema de aula na Fundação João Pinheiro
Alunos realizaram uma simulação de diagnóstico para refletir sobre como diminuir riscos de desigualdade na implementação de políticas públicas
No último dia 14 de junho, Joana Luiza Oliveira Alencar, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea e coordenadora da Plataforma INCLUA, participou como convidada da disciplina “Quem entra e quem fica de fora – reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas”. O curso integra a graduação em Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP). A instituição de pesquisa e ensino tem a peculiaridade de articular o concurso público à graduação em Administração Pública e o posterior ingresso dos formandos em uma carreira de Estado, a de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.
A coordenadora Joana Alencar abriu o encontro, mediado pelo professor Lucas Melo Franco Fainblat, apresentando um histórico de criação da plataforma, que iniciou a partir do fortalecimento de uma agenda de pesquisas desenvolvidas no Ipea no campo da implementação de políticas públicas. Também realizou uma demonstração das principais funcionalidades da plataforma e, na sequência, propôs uma simulação de diagnóstico em grupo para a reflexão conjunta acerca dos potenciais riscos de reprodução de desigualdades presentes durante a prestação de serviços públicos.
Na ocasião, a coordenadora também ressaltou a importância da dimensão de análise das interações entre servidores públicos da ponta e a população, que define a experiência de usuárias (os). “A implementação vai além do cumprimento restrito do que foi planejado e deve considerar a diversidade de situações e dos grupos populacionais envolvidos. Cada um com suas características e demandas distintas”, apontou Joana Alencar.
A demonstração da utilização da ferramenta do diagnóstico mostrou que é possível realizá-lo tanto de forma completa, considerando todas as dimensões de análise, ou de forma parcial, avaliando uma ou mais dimensões. A análise é facilitada pela geração de um resultado, após o preenchimento das questões orientadoras, que apontam indicadores e o grau dos potenciais riscos de reprodução de desigualdades do serviço analisado.