Notícias

INCLUA vai ao Chile realizar oficinas com agentes públicos

Foco é diminuir reprodução de desigualdades no Programa Famílias, voltado ao combate da pobreza extrema

Entre 25 e 29 de agosto, a equipe da INCLUA: Plataforma de Recursos Pró-Equidade em Políticas Públicas esteve no Chile para realização de oficinas com foco na avaliação de riscos de reprodução de desigualdades na implementação do Programa Famílias, principal política de transferência de renda condicionada e combate à pobreza extrema do país.

As atividades foram realizadas em parceria pela equipe da INCLUA/Ipea e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Trabalho Social, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile. A primeira atividade envolveu a apresentação das pesquisas sobre implementação de políticas públicas e reprodução de desigualdades que deram base ao desenvolvimento da INCLUA, desenvolvidas pelo Ipea nos últimos anos e reunidas no livro “Implementando Desigualdades” (2019). Em seguida, foi realizado um trabalho envolvendo as duas equipes de adaptação das ferramentas de diagnóstico da INCLUA ao contexto do Programa Famílias, no Chile.

Esse trabalho subsidiou a realização de mais duas oficinas, nas quais os participantes se envolveram em um processo de autoavaliação a partir da metodologia proposta pela INCLUA. A primeira oficina contou com, aproximadamente, 30 implementadores de linha de frente do Programa Famílias, na região metropolitana de Santiago. A segunda envolveu 50 participantes, entre implementadores e gerentes de médio escalão, da região de Araucania, no sul do país.

Parceria com Universidade do Chile permite disseminação internacional da INCLUA

“As oficinas foram experiências riquíssimas de autoavaliação e reflexão, nas quais os profissionais envolvidos com a execução do Programa Famílias puderam identificar como suas práticas cotidianas, assim como os instrumentos, metodologias e processos de trabalho, podem criar barreiras de acesso, exigências desnecessárias e tratamento discriminatório dos usuários, prejudicando especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade”, explica Roberto Pires, coordenador da INCLUA. Os participantes puderem também visualizar linhas de ação para tornar o programa mais inclusivo e equitativo.

Por fim, as equipes da INCLUA e da Universidade do Chile fizeram uma apresentação no evento Conversatório Internacional do Programa Famílias, realizado no Ministério de Desenvolvimento Social e Famílias do Chile, em Santiago, debatendo com mais de 50 profissionais e autoridades do alto escalão os principais achados do processo de adaptação das ferramentas e condução das oficinas.

“As atividades realizadas e, especialmente, a parceria com a Universidade do Chile são passos fundamentais na disseminação internacional da INCLUA, como ferramenta de avaliação e promoção da equidade em políticas públicas no contexto latino-americano”, conclui o coordenador da plataforma.

Autor: Roberto Pires - 03/09/2025